Temas

domingo, 20 de março de 2011

Manter o foco. Mas até quando?

Foco!!!
Resolvi compartilhar aqui um pensamento que me veio à mente em uma das minhas comuns divagações internas. Outro dia me peguei pensando sobre foco no desenvolvimento de projetos.

A questão é que nos últimos tempos convivi com reclamações sobre excesso na troca de foco dos integrantes da equipe em que trabalho, reclamação esta que, apesar de não ser causada por mim, eu compreendia (até certo) a sua necessidade. Mas acontece que recentemente tive a oportunidade de trabalhar em um projeto mais longo e com a equipe totalmente (ou quase) focada neste único projeto e então notei que após algum tempo os integrantes da equipe começaram a ter uma queda de produção. Observando alguns sintomas e colhendo informações nas entrelinhas percebi que estava acontecendo era uma certa estafa com relação ao projeto, em outras palavras todos estavam de saco cheio de estarem focados o tempo todo nas mesmas telas, de analisar e programar o mesmo produto em cima de um mesmo conjunto de regras e características.

 O que eu tenho me perguntando é: como manter a equipe motivada e focado sendo que temos esses dois lados da moeda? Até onde devemos se focar totalmente em um único projeto? Como lidar com a fadiga causada por longos projetos? 

O que se lê normalmente quando se fala em metodologia de desenvolvimento é sobre foco total, redução nas interrupções da equipe, scrum master blindando a equipe, etc. Embora eu acredite que está queda seja natural e até certo ponto aceitável eu não creio que seja inevitável. Trazendo para realidade da empresa onde trabalho, onde sempre há aqueles projetos secundários esperando por algo a ser melhorado, reforçado ou incluído, visualizei uma alternativa, que me parece interessante para este problema. Seja de forma previamente organizada ou quando se perceber a necessidade, sinto que é possível promover trocas de foco na equipe sem que o projeto prioritário seja prejudicado.
Uma forma disciplinada de se fazer essas trocas é uma idéia já batida e que me parece ser bem comum: um período (uma tarde ou manhã) na semana, ou até mesmo um dia todo é escolhido (por exemplo a sexta-feira) para que toda a equipe trabalhe em algo diferente do projeto em que foca durante todo o resto da semana, seja esse algo diferente uma melhoria ou novo recurso para um projeto que já esteja em produção, alguma inovação que foi previamente discutida pela equipe ou até mesmo refatorações em alguma parte mais antiga do sistema.

O primeiro pensamento que surge é que alocar a equipe um dia todo para um projeto secundário representaria que o projeto principal teria uma perda de 20% do tempo na sua produção. Correto, mas se visto mais calmamente isso pode acabar trazendo grandes benefícios não só para o projeto principal mas para toda a empresa.
Para tentar ilustrar de forma simples vamos considerar que a equipe produza 20 pontos por dia para o projeto e com o tempo ela vai tendo uma queda motivacional e um desinteresse pelo projeto que faz com que ela chegue a produzir somente 10 pontos diários. Então por que não fazer essa troca de foco, deixar de produzir os 10 pontos no projeto principal e produzir 20 ou 15 pontos em algo secundário mais que ainda traga valor para a empresa? Pois se pensarmos que isso possa ser uma melhoria ou inovação o cálculo já se mostra vantajoso, e se esse novo foco for refatorações ou melhorias técnicas que ajudaram não somente nos projetos atuais mas em também nos próximos, o "lucro" pelo dia investido não se torna ainda mais surpreendente?

Claro que esse meu pensamento se baseia na realidade de onde estou trabalhando e que em um primeiro momento parace ser complicado ver isso acontecendo em grande parte das empresas, principalmente em fábricas de software onde os projetos, em geral, possuem prazos apertados e as equipes costumam focar apenas um projeto de cada vez, o famoso "tempo é dinheiro". Mas a reflexão vale até mesmo para estas empresas, afinal nada como uma equipe satisfeita e motivada para cumprir metas e prazos apertados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário